Skip to main content

Etiqueta: Maios

A tradição do 1.º de Maio nas nossas Respostas Sociais

“Maio, Maio, já cá estás; para o ano cá virás.”

Nos últimos dias de abril, os utentes das Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Fão reviveram a tradição dos “Maios”. Cada valência celebrou à sua maneira, assinalando a chegada da primavera e um costume profundamente enraizado no Norte e Centro do país.

No Centro Social, os utentes dedicaram a tarde do dia 29 à apanha de flores e à criação de coroas personalizadas para as suas casas. Além de estimular a motricidade e a concentração, a atividade reforçou o convívio e o sentido de pertença entre todos.

No Lar São João de Deus, os utentes colocaram “mãos à obra” no dia 30, decorando a entrada principal com as icónicas giestas amarelas. Entre sorrisos e partilha, cumpriu-se o ritual de proteção das habitações contra o “mau-olhado”, num gesto de dedicação que encheu o lar de cor e simbolismo.

Os “Maios” no nosso Lar

Na passada terça-feira, dia 30 de abril, como forma de celebrar a entrada do mês de maio, e segundo a lenda “afastar as maleitas”, enfeitamos as portas do nosso Lar com belas coroas de maios.

Com o apoio dos nossos utentes, conseguimos criar as nossas coroas e ainda, partilhar as mesmas com a equipa de trabalho, cumprindo assim esta bonita tradição.

Tradição dos Maios vivida no nosso Centro Social

Historicamente, o ritual dos Maios acontece na noite de 30 de abril para 1 de maio. Manda a tradição que se enfeitem portas, janelas e outros locais com flores e giestas amarelas.

Foram feitas diversas coroas e colocadas nas instalações do Centro Social. E os idosos também levaram para casa a sua coroa de maios! Foi uma iniciativa muito envolvente! Tradição, história, cultura mescladas nestes maios! Eis as nossas coroas carinhosamente feitas com dedicação dos utentes e equipa do Centro Social: coroa bem cheirosa e colorida, composta por giestas naturais!