A tradição do 1.º de Maio nas nossas Respostas Sociais
“Maio, Maio, já cá estás; para o ano cá virás.”
Nos últimos dias de abril, os utentes das Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Fão reviveram a tradição dos “Maios”. Cada valência celebrou à sua maneira, assinalando a chegada da primavera e um costume profundamente enraizado no Norte e Centro do país.
No Centro Social, os utentes dedicaram a tarde do dia 29 à apanha de flores e à criação de coroas personalizadas para as suas casas. Além de estimular a motricidade e a concentração, a atividade reforçou o convívio e o sentido de pertença entre todos.
No Lar São João de Deus, os utentes colocaram “mãos à obra” no dia 30, decorando a entrada principal com as icónicas giestas amarelas. Entre sorrisos e partilha, cumpriu-se o ritual de proteção das habitações contra o “mau-olhado”, num gesto de dedicação que encheu o lar de cor e simbolismo.






